Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

Meias Elásticas



O inchaço nas pernas, que pode ser percebido quando tiramos os sapatos e elas ficam com as marcas das meias ou das tiras de uma sandália, por exemplo, pode ser o resultado da redução do retorno venoso e linfático, ou seja, da dificuldade do sangue subir e chegar ao coração.

Mas, as pernas podem inchar por outros motivos, desde problemas cardíacos, renais e hormonais. A obesidade e o sedentarismo agravam o problema, por conta desta dificuldade de bombeamento do sangue na panturrilha, já que a musculatura funciona como um segundo coração ou um coração periférico.

As alterações hormonais também podem aumentar o risco de varizes e, consequentemente, o inchaço dos membros inferiores. E é neste momento que entram em cena as meias de compressão, que podem diminuir o inchaço e até prevenir as varizes. Mas, elas devem ser compradas apenas com indicação médica e em lojas especializadas, que medem a circunferência do tornozelo, panturrilha e coxas.

O Dr. Antonio Carlos Souza, angiologista da Angiomedi, explica que existem diferenças entre as meias de compressão. “As meias elásticas apresentam compressão graduada, elas devem comprimir mais nos pés e tornozelos e menos nos pontos acima desta área. São agrupadas em graus de compressão e para cada situação clínica há uma recomendação específica e, ao contrário do que se pensa, existem sim contra indicações ao seu uso, por isso a palavra do especialista é essencial”, explica o profissional. Ele ainda orienta que, além do uso das meias, as atividades físicas, as dietas com pouco sal e a drenagem linfática também ajudam na diminuição do inchaço nas pernas.

E durante as atividades físicas, o uso das meias elásticas apresentam benefícios tanto para pessoas com problemas circulatórios, quanto para as pessoas saudáveis. Quando bem indicadas durante os exercícios, promovem a drenagem linfocinética e a “limpeza” do ácido lático produzido durante os exercícios, podendo melhorar, até, o desempenho.

Colocar as pernas para cima e movimentar a panturrilha, caso a pessoa passe muitas horas do dia sentada, também são bons hábitos que, juntamente com o uso das meias, pode ajudar a combater o inchaço nas pernas, tão indesejável e prejudicial à saúde.


wwww.angiomedi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário