Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Varizes em Homens



Apesar das varizes atingirem somente 3% dos homens entre 30 e 40 anos, sendo bem mais comum nas mulheres, a quantidade proporcional de pessoas do sexo masculino que apresentam complicações da doença é maior do que entre as mulheres. De acordo com o angiologista da Clínica Angiomedi, doutor Antonio Carlos Souza, a situação pode ser explicada porque os homens tendem a recorrer menos à assistência médica. “Eles só procuram quando já estão em fase avançada de insuficiência venosa crônica”, afirma o médico.

Para o doutor, são vários fatores que influenciam para que o problema tenha uma evolução maior entre os homens. “Primeiro que eles não se incomodam com a questão estética como as mulheres. Em segundo lugar, os pelos, em maior quantidade do que nas mulheres, disfarçam a aparência das varizes. E o terceiro fator, que a gente não consegue compreender muito bem, é um padrão genético que faz com que as varizes causem menos dor nas pessoas do sexo masculino, por isso eles deixam a doença evoluir mais”, explica o angiologista.

Para que a doença não atinja um estado crítico, o doutor Antonio Carlos orienta que o homem observe alguns sintomas. “A presença de dor, cansaço, sensação de peso, inchaço nas pernas (edemas), a presença de ondulação - porque varizes, por definição, é uma veia tortuosa, elevada e alongada – são indicações de que é necessário procurar um tratamento, ou pelo menos uma avaliação do Angiologista”, sugere.

O homem também deve notar se existe algum escurecimento na área próxima do tornozelo, conforme explica o médico. “Quando está nesse ponto, que é a quarta fase clínica das varizes, que se manifesta com a dermatite ocre, está a um passo de se tornar uma úlcera (ferida), que é a última fase”, alerta. Ainda de acordo com o doutor, esta é a 14ª causa de afastamento do trabalho por incapacitação no Brasil.



Fonte: J Vasc Br 2003;2(4):318-28.
www.angiomedi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário